Seu ar condicionado está congelado? Nós explicamos as causas e soluções
Se nas outras estações do ano muitas vezes dispensamos o uso do ar condicionado no carro, com o calor do verão não há como esquecê-lo. Mas se você resolveu usar seu aparelho só agora depois de deixa-lo meses sem uso, saiba que corre o risco de ter uma indesejável surpresa, pois ele pode não funcionar como deveria.
Conforme matéria divulgada pelo site www.oDiario.com, existem alguns sinais para detectar que algo não vai bem, além é claro, do fato do aparelho não estar resfriando conforme o esperado, ele pode emitir um odor que é o indicativo de que fungos e bactérias talvez tenham escolhido o ar condicionado automotivo, úmido, fresco e descuidado, como moradia.
Faça o uso correto do seu ar condicionado
Se você deixou seu veículo sob forte temperatura não acione o ar-condicionado de imediato! Por pior que esteja o calor no interior do veículo fazer isso pode danificar o aparelho. “O correto é que o motorista transite por alguns instantes com os vidros abertos para que todo aquele vapor seja dissipado”, orienta Manoel Domingues de Souza Olival, proprietário de uma oficina especializada em ar-condicionado automotivo, em Maringá.
É só depois disso que as janelas devem ser totalmente fechadas, e o aparelho finalmente colocado para trabalhar.
Saiba mais funções e dicas:
Se o verão é conhecido pelas altas temperaturas, ele também se caracteriza pelas intensas pancadas de chuva. É nesses dias chuvosos que o aparelho desempenha também outra importante função: a de desembaçador dos vidros.
Mas para acabar com a fumaça e fazer a troca total do ar que se instala dentro do veículo, após a utilização prolongada do aparelho, abra as janelas ou as ventarolas durante alguns minutos. Da mesma maneira, que desativar a função de recirculação de ar interno, juntamente com o uso do sistema de ventilação também pode trazer bons resultados.
Obs.1: Nunca arrisque fazer a revisão do ar condicionado em empresas não especializadas. O barato pode sair caro.
Obs.2: Não se preocupe com aquela água que escorre do ar condicionado. Trata-se da umidade interna do veículo que é removida para a área externa.
Fonte: www.webarcondicionado.com.br