Qual o melhor ar condicionado Inverter?
Criada para atingir a temperatura desejada rapidamente e mantê-la constante, com pouca oscilação de energia, a tecnologia Inverter tem sido aplicada em diversos modelos de ar-condicionado que chegam ao mercado. Pensando em facilitar a escolha dos usuários na hora de comprar seu Split Inverter e saber suas características, pesquisamos aparelhos disponíveis no Brasil neste primeiro semestre de 2016 e levantamos alguns dados para fazer um comparativo.
Para delimitar a busca, centralizamos nossa pesquisa em aparelhos Split Inverter quente/frio de 12.000 BTUs que estiveram disponíveis no mercado online no dia da pesquisa (10/03/2016), que foram os ares-condicionados das marcas: Consul, Daikin, Electrolux, Fujitsu, LG, Midea, Panasonic, Philco, Samsung e Springer Carrier.
Explicando os critérios
A lista que você verá a seguir apresenta os critérios avaliados na pesquisa segundo as informações fornecidas pelos fabricantes. A Eficiência Energética que se refere à otimização do Consumo de energia, que é outro item considerado em nossa busca. Isso define quanto de energia elétrica o ar-condicionado consome em kWh/mês.
Também avaliamos o Fluido utilizado pelo aparelho, mais conhecido como gás refrigerante.
Por fim, consideramos também o Nível de ruído dos aparelhos, em decibéis, que por entrarem em operação acabam produzindo barulho durante seu funcionamento. Você pode ver quais os modelos mais silenciosos em geral aqui.
Midea
Modelo Liva 42VFQA12M5
Consumo: 22,4 kWh/mês
Fluido que utiliza: Gás refrigerante R-410A
Nível de ruído: não informado pelo fabricante
Tempo de garantia: 3 meses podendo se estender por mais 21 meses (2 anos no total) para o aparelho desde que seja instalado por uma empresa credenciada Midea.
Extras: Com o Kit opcional Wi-Fi Ready, é possível controlar o aparelho de qualquer lugar, basta instalar, configurar e fazer o download do aplicativo MSmart da Midea no smartphone. Além disso, vem com o exclusivo sistema Ar+Puro HD, com 5 etapas de tratamento de ar.
Modelo Prime 42PRQA12M5
Consumo: 19,5 kWh/mês
Fluido que utiliza: Gás refrigerante R-410A
Nível de ruído: não informado pelo fabricante
Tempo de garantia: 3 meses podendo se estender por mais 21 meses (2 anos no total) para o aparelho desde que seja instalado por uma empresa credenciada Midea.
Extras: Por seguir a mesma linha da Midea, também conta com o sistema de tratamento de Ar+Puro Silver. A evaporadora pode complementar a decoração do ambiente com o painel frontal retrátil e textura de aço inox escovado, pois é a evaporadora mais fina do mercado, com até 15cm de profundidade. A função Intelligent Eye liga e desliga o aparelho de acordo com a presença de pessoas no ambiente.
Modelo Vita 42MKQA12M5
Consumo: 22,1 kWh/mês
Fluido que utiliza: Gás refrigerante R-410A
Nível de ruído: não informado pelo fabricante
Tempo de garantia: 3 meses podendo se estender por mais 21 meses (2 anos no total) para o aparelho desde que seja instalado por uma empresa credenciada Midea.
Extras: Além de possuir o Sistema Ar + Puro, oferece a função Autolimpante e a Siga-me. O Filtro de Carvão Ativado previne reações alérgicas e elimina odores. Além disso, a função Autodiagnóstico avisa quando há algum erro no funcionamento do aparelho.
Panasonic
Modelo Econavi CS-RE12PKV71
Consumo: 21,2 kWh/mês
Fluido que utiliza: Gás refrigerante R-410A
Nível de ruído: Unidade interna 42 dB / Unidade externa 50 dB
Tempo de garantia: 1 ano
Extras: O sensor inteligente Econavi detecta o nível de atividade ou a presença de pessoas no ambiente e ajusta adequadamente a temperatura em automático. Segundo a Panasonic, há uma proteção para aumentar a vida útil da condensadora usando uma camada de revestimento anticorrosivo, proporcionando utilização por mais tempo e maior conforto e economia a longo prazo.
Philco
Modelo PH12000IQFM
Consumo: 21,6 kWh/mês
Fluido que utiliza: Gás refrigerante R-410A
Nível de ruído: Unidade interna 42 dB / Unidade externa 52 dB
Tempo de garantia: 1 ano
Extras: Também possui filtro antibacteriano e antifungos, inovando em um display com efeito invisível, controle remoto com display de cristal líquido e controle de temperatura decimal. Oferece função autolimpante e botão de emergência, além da função swing, que confere uma distribuição melhor de ar no ambiente.
Samsung
Modelo Smart AQV12PSBT/XAZ
Consumo: 22,6 kWh/mês
Fluido que utiliza: Gás refrigerante R-410A
Nível de ruído: Unidade interna 43 dB / Unidade externa 53 dB
Tempo de garantia: 2 anos
Extras: A tecnologia Vírus Doctor permite manter a temperatura sem precisar desligar o aparelho periodicamente, garantindo eliminar 99.9% dos vírus da gripe Influenza A (H1N1), Influenza B (vírus da gripe comum) e o vírus tipo Corona. Além disso, há o filtro Full HD da Samsung, que busca reter uma maior quantidade de partículas sólidas confeccionadas com material bactericida, filtrando o ar que passa pelo aparelho.
Springer Carrier
Modelo XPower 42LVQC12C5
Consumo: 22,1 kWh/mês
Fluido que utiliza: Gás refrigerante R-410A
Nível de ruído: Unidade interna 19 dB / Unidade externa 51 dB
Tempo de garantia: 2 anos
Extras: O baixo ruído é uma das vantagens do aparelho, que também utiliza filtros para exterminar bactérias, fungos e partículas de sujeira com eficiência e 3 velocidades + Modo Automático.
ATENÇÃO: Para maiores informações técnicas sobre os modelos referidos acima, sugerimos consultar o fabricante.
Comparando os modelos
– Consumo
Mencionados os modelos Inverter, vamos analisar os melhores em cada item. Em relação ao consumo, o Modelo Prime, da Midea, é o que mais se destaca entre os aparelhos, consumindo 19,5 kWh/mês de energia. Em segundo lugar em termos de economia vem o modelo da Panasonic, com 21,2 kWh/mês de consumo, e em terceiro o aparelho da Daikin, com 21,3 kWh/mês.
– Fluido
O item Fluido configura os aparelhos na mesma colocação, já que todos os modelos acima utilizam o gás refrigerante R-410A, que é um HFC (hidrofluorcarboneto) desenvolvido para substituir o antigo HCFC R-22, diferenciando-se pelo fato de agredir a camada de ozônio e ser utilizado principalmente em condicionadores de ar do tipo Split Hi-Wall.
– Níveis de ruído
Considerando os Níveis de ruído, os modelos da Daikin, LG e Springer Carrier são os mais indicados para quem não gosta do barulho do ar-condicionado, pois suas unidades internas produzem apenas 19 dB, sendo silenciosas em comparação à média de 32 a 42 dB produzidos pelos outros aparelhos. Vale lembrar que a Electrolux e a Midea não informaram os números referentes ao ruído.
– Tempo de garantia
O tempo de garantia da maioria dos modelos é de 1 ano, com exceção da Daikin, Samsung e Springer Carrier, que oferecem 2 anos. A Electrolux e a Midea dão 3 meses de garantia, podendo se estender por mais 21 meses (2 anos no total) no caso da Electrolux para o aparelho instalado por uma empresa credenciada e 33 meses (3 anos no total) para a Midea no mesmo caso.
– Extras
Os aparelhos apresentam muitos pontos em comum, mas variam em outros fatores possuindo alguns diferenciais. A maioria deles apresenta sistema de filtragem que elimina bactérias, mas merece destaque a Samsung com o Vírus Doctor, que como o nome diz, combate também os vírus; e a LG com o Ionizador Ion Care, que libera íons no ambiente.
Outro ponto a ressaltar é que a maioria tem Sensor de presença, ligando e desligando automaticamente e inclusive ajustando adequadamente a temperatura. Mas além disso, o Midea Liva oferece o Kit opcional Wi-Fi Ready, que pode ser adquirido separadamente e torna possível controlar o aparelho de qualquer lugar.
Mas afinal, qual o melhor?
A escolha do melhor modelo irá depender muito da necessidade do usuário, estando sujeita às suas preferências e características do ambiente. Mas considerando os itens analisados inicialmente e que a economia de energia é priorizada na hora da escolha atualmente, o modelo Prime, da Midea, pode ser avaliado como a melhor opção para quem quer gastar menos na conta de luz. Isso se confere pois ele é o que menos consome energia (19,5 kWh/mês).
O segundo lugar nesse quesito, o modelo da Panasonic também é aconselhado quando o objetivo é a economia (21,2 kWh/mês). Mas o modelo da Daikin pode ser uma opção melhor por ser o terceiro em consumir menos (21,3 kWh/mês), e além disso possuir o menor ruído e oferecer um prazo maior de garantia em comparação com os aparelhos das outras marcas.
Aparelhos como o da Samsung, que tem o Vírus Doctor, da LG, tem o Ionizador Ion Care, e o modelo Liva da Midea, que tem o Kit opcional Wi-Fi Ready, também merecem ser lembrados por suas funcionalidades extras, mas não possuem resultados tão significantes quanto a baixo consumo, por exemplo, como foi observado acima, se comparado com o aparelho Prime, da Midea, e o da Panasonic ou da Daikin, por exemplo.
Fonte: www.webarcondicionado.com.br