Por que o ar condicionado espanta mosquitos e pernilongos?
Depois de um dia cansativo, o que a gente mais quer é ter uma boa noite de sono, não é mesmo? E não tem nada mais perturbador do que o zunido de um mosquito no ouvido. Mas por que eles insistem em rondar as nossas cabeças?
O que atrai os mosquitos?
A verdade é que não há uma explicação científica pra ele atacar a orelha. O que acontece é que esses insetos são atraídos pelo gás carbônico liberado pelo homem por meio da respiração durante o sono.
Outro fator que os atrai é o escuro, ambientes sem luminosidade, roupas escuras e até mesmo a cor da pele pode ser um motivo a mais para chamá-los. Quanto mais escura for a pele, mais eles vão rondar e atacar.
Mosquitos e pernilongos costumam entrar nas residências durante o dia e se abrigar nos lugares mais úmidos e longe da luz, como armários embutidos, atrás dos móveis que ficam encostados na parede e cantos, aguardando a melhor hora para atacar, que é a noite, quando estamos dormindo.
O uso do ar condicionado
Além da incomodação que eles causam com seus zunidos, existem outros fatores que devemos cuidar, pelos quais devemos mantê-los bem longe de nós, como as doenças que eles transmitem. Mas como fazer isso? Existem muitos meios e um deles é o uso do ar condicionado, que tem uma função muito importante para diminuir esse desconforto.
Não é mito falar que aparelhos de ar condicionado afastam mosquitos e pernilongos, pois a baixa temperatura inibe-os, “eles não gostam de frio”. Então, podemos afirmar que o ar condicionado ligado é um ótimo repelente, sim.
Além disso, há dois anos a LG lançou um aparelho split repelente de insetos através de ondas ultrassônicas que geram um som perturbador para eles e imperceptíveis ao ouvido humano.
Outras formas de espantar mosquitos e pernilongos:
Mosquiteiro: Este método é muito antigo e também muito eficaz. Pode ser feito em casa mesmo, com um tecido de tela.
Óleos e essências à base de citronela: É um repelente natural, funciona bem e não prejudica a saúde.
Repelente eletrônico: Estes aparelhos emitem sons perturbadores para os mosquitos e imperceptíveis aos humanos.
Repelentes químicos: este é um método bem comum, mas deve ser usado com cuidado e moderação, pelos agentes que podem ser nocivos à nossa saúde. Além disso, o pernilongo adquire uma certa resistência ao princípio ativo, o que pode dificultar a eliminação.
Telas para portas e janelas: Impedem o acesso dos insetos nas residências. Além disso, elas também barram a entrada de poeiras maiores e outras sujeiras.
Ventilador: Além de aliviar o calor, o ventilador ligado desestabiliza o voo dos mosquitos e pernilongos, impedindo que eles se aproximem de nós. Alguns modelos disponíveis no mercado vêm com um espaço para colocar fitas repelentes.
O melhor é a prevenção
Como todos sabem, a melhor solução é prevenir. Os pernilongos, inclusive o mosquito da dengue, se reproduzem em fossas, caixas de água, pneus, calhas, vasos, e outros tantos ambientes e objetos onde se pode acumular água. Por isso deve-se haver um cuidado especial e manter estes locais secos e tampados. Ralo entupido também pode ser um local de reprodução de insetos, então a limpeza e dedetização devem ser feitas sempre que possível.
Fonte: www.webarcondicionado.com.br