Outono: Ar-Condicionado ajuda quem tem alergias respiratórias
Desde a chegada da estação outonal, as temperaturas ficam mais baixas e o frio começa a dar as caras. Nestes dias, o ar fica mais seco, facilitando a proliferação de vírus respiratórios no ambiente, especialmente aqueles fechados. Mas você sabia que no outono o ar-condicionado pode ser seu aliado no combate às alergias respiratórias?
No período outonal é comum surgir sintomas semelhantes aos da gripe ou do Coronavírus. Porém, muitas vezes são as primeiras crises alérgicas respiratórias que você pode sentir. Os sintomas costumam ser espirros, coriza, obstrução nasal, coceira no nariz, ouvido, garganta, tosse e falta de ar.
Ainda mais importante, neste contexto, é a climatização de ambientes fechados, que facilitam a circulação dos vírus causadores de doenças respiratórias. Por esse motivo, o ar-condicionado na casa ou no trabalho pode trazer diversos benefícios para a sua saúde.
Quais as alergias respiratórias mais comuns no outono?
Diretamente relacionada com a qualidade e pureza do ar, as alergias respiratórias são reações aos pós, fungos e vírus que ficamos expostos. Segundo a ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia), as doenças mais comuns no outono são a rinite e a asma.
O ar seco e frio nas vias respiratórias causa irritação e, quando falamos das alergias, as vias aéreas inflamam, gerando sintomas semelhantes aos gripais. De acordo com a ASBAI, estima-se que 10% da população brasileira tem asma.
Especialistas da ASBAI recomendam alguns cuidados bem simples, inclusive alguns são parecidos com os adotados na pandemia do Coronavírus:
– Mantenha a limpeza do ambiente, pois ajuda na remoção dos ácaros;
– Evite aglomerações em locais fechados;
– Faça a imunização com vacinas ou tratamento preventivo com remédios antialérgicos.
Por que usar o Ar-Condicionado na estação?
Com o constante avanço tecnológico, muitos aparelhos de ar-condicionado possuem capacidade de limpar as impurezas do ar. Por exemplo, alguns combatem a propagação de bactérias, fungos e vírus nos ambientes em que o equipamento é instalado. Sabe aqueles ácaros, que causam alergias respiratórias, o ar-condicionado pode ser seu aliado para evitar que se espalhem por travesseiros, cobertores e colchões.
Se você tem alguma alergia respiratória, saiba que o aparelho é superior ao ventilador. Isso porque tem as funções de filtrar o ar, estabilizar a temperatura e reduzir a umidade do ambiente. Até pode ressecar o ar, todavia, a solução é simples e passa pelo uso do umidificador de ar.
Fonte: www.webarcondicionado.com.br