Ar-condicionado Split: os mais econômicos de 2020
Nessa época em que as temperaturas batem recorde, o consumo de energia na conta de luz também dispara devido ao maior uso do ar-condicionado. Aí muita gente se pergunta: Qual o Split mais econômico? Afinal, um aparelho com menor consumo poupa o seu bolso se comparado a outros modelos similares e que gastam mais.
Por isso é muito importante pesquisar quais os modelos de ar-condicionado com melhor custo-benefício em termos de economia, além de, é claro, seguir algumas dicas específicas para manter essa ideia e contribuir mais para a sustentabilidade no planeta.
Pensando em facilitar sua busca, nossa equipe pesquisou os Splits presentes no mercado brasileiro neste ano de 2020 que consomem menos energia, segundo a tabela de condicionadores de ar Split com dados sobre o consumo/eficiência energética fornecidos pelo Inmetro.
Antes de ver a lista abaixo, aconselhamos que você primeiramente entenda quais os fatores que tornam o ar-condicionado mais econômico e como aplicar isso a sua realidade e gastar menos.
O que torna o ar-condicionado mais econômico?
Existem uma série de especificações que definem a economia do ar-condicionado, desde características técnicas do próprio aparelho até ações que você mesmo pode tomar para que assim o consumo seja menor.
Selo PROCEL
Um dos primeiros itens que é necessário observar para economizar energia é o famoso Selo Procel. Criado pelo Inmetro, é através dele que é possível identificar o consumo de qualquer aparelho, não só o ar-condicionado, dando as informações necessárias de acordo com a eficiência energética. A classificação varia de A (mais eficiente) a G (menos eficiente) e pode ser encontrada na etiqueta dos equipamentos.
Portanto, os modelos de ar-condicionado com Selo Procel A saem na frente em termos de economia de energia.
Tecnologia Inverter
Outro fator bem importante e que pesa bastante a longo prazo na questão econômica é a tecnologia Inverter. Mas qual seria a diferença do Split Inverterpara o Split convencional? Osaparelhos de ar condicionado Inverter atingem a temperatura desejada mais rapidamente e a mantém constante, ou seja, com pouca oscilação de energia, controlando a velocidade de rotação do compressor conforme a necessidade de climatização do ambiente.
Isso tudo resulta em economia se levarmos em conta que não há picos de consumo, podendo garantir uma redução de até 60% nos gastos com o aparelho, segundo os fabricantes dos modelos com essa tecnologia.
Funções que ajudam na economia de energia
Além dos itens acima, não podemos deixar de citar a função SLEEP ou TIMER. Hoje em dia é difícil encontrar um modelo de ar-condicionado que não conte com essa função, seja ele um Janela mais antigo ou um Split Inverter.
Com essa função ativada, é possível programar o aparelho para que ele se desligue automaticamente, sendo muito usado à noite ao colocar o ar para desligar sozinho e economizar energia, controlando também a temperatura em automático para gerar conforto.
Lista dos Splits mais econômicos de 2020
A lista a seguir apresenta em ordem de consumo os modelos mais econômicos de cada marca citada e separados pelas potências (BTU) mais vendidas – que são 9.000 e 12.000 BTU – e também dividido entre Split e Split Inverter.
Ar-condicionado Split convencional e Split Inverter 9.000 BTU
Fujitsu : Ciclo: Quente/Frio | Modelo: ASBG09LMCA | Consumo: 15,5 kWh/mês | Capacidade: 9.000 BTU
Samsung: Modelo: Max Plus AR09HVSPBSN/XAZ | Ciclo: Frio – Inverter | Consumo: 15,9 kWh/mês | Capacidade: 9.000 BTU
Daikin: Ciclo: Frio | Modelo: Inverter FTK09P5VL | Consumo: 15,9 kWh/mês | Capacidade: 9.000 BTU
Springer Midea: Ciclo: Frio | Modelo: Inverter 42MBCA09M5 | Consumo: 16,0 kWh/mês | Capacidade: 9.000 BTU
Elgin: Ciclo: Frio | Modelo: Eco Power HWFI09B2IA | Consumo: 16,3 kWh/mês | Capacidade: 9.000 BTU
Fonte: www.webarcondicionado.com.br