Ar-Condicionado no Verão: Guia de Como usar, Temperatura Ideal e Cuidados
O calor do verão e suas altas temperaturas obrigam o uso do ar-condicionado para quem possui o aparelho. Mas qual função colocar para usar esse equipamento? Existe uma temperatura ideal? Quais os cuidados que devo tomar para o bem da saúde?
Esclareça todas as suas dúvidas sobre o uso do ar-condicionado no período mais quente do ano e aproveite o melhor do aparelho e garantir
Qual função colocar para usar o ar-condicionado no verão?
É mais simples do que você pensa. Basta buscar no controle remoto o modo de refrigeração e selecionar. Em dois passos você configura isso facilmente:
Clique na tecla MODE, MODO ou FUNÇÃO – esse nome pode variar de acordo com a marca.
Pressione essa tecla até aparecer o símbolo no controle que corresponde a esse modo. Pode ser tanto o desenho de um floco de neve quanto a palavra COOL, dependendo da marca também.
Importante saber que, conforme você vai apertando o botão, as funções vão mudando no display do controle remoto.
Existem também os modos automático, ventilação e desumidificação – além do modo de aquecimento, que existe apenas nos aparelhos com ciclo reverso.
Qual a temperatura ideal do ar-condicionado no calor?
Segundo a Resolução nº 9 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a faixa recomendável de operação nas condições internas para verão deve variar de 23°C a 26°C, com exceção de ambientes de arte, que deve operar entre 21°C e 23°C.
Portanto, no verão se indica deixar o ar-condicionado em torno dos 25ºC, pois quanto menor a diferença entre a temperatura externa e a temperatura a ser climatizada, menos o ar-condicionado trabalha, gastando menos energia.
Logo, se você colocar o ar no 16ºC para gelar mais rápido, irá acabar pagando mais caro por isso, já que a temperatura está bem alta lá fora.
Falando em gastos e economia…
Quanto o ar-condicionado gasta em energia no verão?
Nessa época em que o uso do ar-condicionado aumenta é comum que a preocupação com os gastos acompanhe esse crescimento.
Será que o fato do aparelho estar no modo de refrigeração influencia na conta de luz ou ela fica mais cara só pelo uso ser maior mesmo?
Como falamos acima, o consumo do ar-condicionado acontece à medida em que ele trabalha mais, então a função em que ele está selecionado para operar, seja no aquecimento ou refrigeração, não altera o consumo. O que influencia é o tempo de uso, como você opera o aparelho e as condições do ar-condicionado.
Preciso fazer a limpeza e manutenção do aparelho antes do verão?
Sim, isso é muito importante caso seu ar-condicionado não seja novo. O verão é o período em que você mais irá usar o aparelho, então tudo precisa estar ok para garantir que ele esteja funcionando corretamente. Afinal, você não quer passar calor nas altas temperaturas, né?
Além disso, a manutenção preventiva feita por um profissional técnico deve ser feita pelo menos uma vez ao ano, assim ele irá fazer uma limpeza completa e verificar se todas as peças do ar-condicionado estão operando sem problemas.
Além dos benefícios para o aparelho, aumentando sua vida útil, você também economiza em energia – pois o ar sujo gasta mais -, e favorece a sua saúde, se livrando de bactérias, fungos e ácaros.
Recomendamos realizar a manutenção o quanto antes do início do verão, pois nessa época os instaladores estão com as agendas lotadas e se torna cada vez mais difícil contatá-los por causa da alta demanda.
Fonte: www.webarcondicionado.com.br