A importância da manutenção e limpeza do ar condicionado no inverno
Como nessa época do ano o uso do ar-condicionado diminui em algumas regiões do Brasil, muitos consumidores acabam esquecendo que o equipamento necessita de limpeza e manutenção. Grande erro.
Quando chega o verão, é uma correria só, atrás de profissionais para “consertar o ar-condicionado estragado”. Então bate o desespero porque as agendas dos técnicos estão todas cheias e vai demorar um tempão para o problema ser resolvido.
Porque o ar condicionado precisa de limpeza e manutenção também no inverno?
A poeira carregada de bactérias, fungos, ácaros e outras impurezas, se acumula no interior do aparelho mesmo quando ele está desligado. Por isso, é importante dar atenção mesmo que o aparelho permaneça sem uso por tempo prolongado.
“O pessoal aqui prefere deixar tudo para o verão mesmo. E eles não têm consciência de que esse é o melhor período e o mais importante para fazer a manutenção e limpeza, por causa das bactérias que causam as doenças respiratórias”, diz Júlio César Braga, diretor técnico da Bem Star de Campo Grande/MS.
Além da questão da saúde dos usuários, a manutenção preventiva, que está prevista em todos os manuais, garante o funcionamento correto das máquinas. Ela inclui, além da higienização completa do equipamento, testes de funcionamento, verificação de possíveis falhas, peças soltas ou danificadas, evitando acúmulo de sujeira, o mau cheiro e o gotejamento na unidade interna. Além de uma série de problemas que podem comprometer o desempenho e a vida útil do ar-condicionado.
O que pode ser evitado com a manutenção preventiva do ar condicionado?
– Problemas de saúde aos usuários;
– Aumento dos ruídos produzidos pelo aparelho;
– Perda da capacidade de gelar o ambiente;
– Congelamento das peças;
– Obstrução e entupimento dos filtros, turbinas, canos e serpentinas;
– Falhas nas bobinas;
– Falhas nos compressores;
– Corrosão;
– Aumento das contas de luz.
Fonte: www.webarcondicionado.com.br