Por que preciso de ar-condicionado na cozinha?
A cozinha é, com certeza, o ambiente mais quente da casa, principalmente quando se está preparando alguma refeição que utiliza o forno ou o fogão. Por isso, é um dos cômodos que mais precisa de um sistema de ventilação ou climatização apropriado.
Muitas cozinhas são equipadas com exaustores e/ou ventiladores de teto, que ajudam a retirar a fumaça, odores e o bafo quente dos alimentos, amenizando um pouco o calor que fica no ar. Porém, o que a maioria das pessoas não sabe é que ventiladores não são muito adequados para esse tipo de ambiente.
Por que preferir um ar-condicionado a um ventilador de teto?
Ventiladores de teto até fazem circular o ar, mas essa é uma questão a se preocupar. O vento produzido pelo ventilador de teto pode transportar rapidamente objetos leves e inflamáveis para as fontes de calor, causando acidentes. Já o ar-condicionado, além de ser totalmente seguro, refresca o ambiente, retira a umidade e ajuda a eliminar odores.
Outro benefício de ter ar-condicionado na cozinha é que o risco de contaminação dos alimentos é reduzido, pois o equipamento realiza a troca constante do ar e mantém a temperatura controlada. É possível encontrar, hoje em dia, modelos de ar-condicionado com filtros de alta tecnologia, ideias para eliminar a proliferação de vírus e bactérias no ambiente.
Ao utilizar o ar-condicionado na cozinha, tenha cuidado para que o consumo de energia não se torne um problema. Ou seja, não escolha temperaturas muito baixas, utilize o equipamento apenas para manter o seu conforto térmico enquanto estiver cozinhando ou fazendo as suas refeições. Mantenha-o a uma temperatura agradável, entre 22º e 24º.
Fonte: www.webarcondicionado.com.br